CARTA DE MISSÃO – 2021/2025
MISSÃO
O diretor do Agrupamento de Escolas da Lixa, em Felgueiras, nos termos da Portaria nº 266/2012, de 30 de Agosto, art.º 6.º, apresenta a carta de missão nos termos seguintes:
COMPROMISSOS/INDICADORES DE EXECUÇÃO:
1.Resultados Escolares e sucesso académico
Convergir progressivamente os resultados escolares de Português do 9.º ano e do 12º ano, aos da média nacional até 2025.
Convergir progressivamente os resultados escolares de Matemática do 9.º ano, aos da média nacional até 2025.
Atingir, em 2025, a taxa de 73% de alunos que concluem o curso do ensino profissional em três anos.
Atingir, em 2025, a taxa de 70% dos alunos dos cursos científico-humanísticos que concluam o ensino secundário em três anos.
Aumentar no período 2021-25 o apoio pedagógico às disciplinas de maior insucesso com salas de es-tudo, aulas de apoio e coadjuvação.
Monitorizar os casos de alunos de risco de insucesso.
Valorizar os resultados escolares e/ou atitudes exemplares através da promoção do quadro de mérito medido num aumento gradual do número de alunos a pertencerem a este universo.
Aferir da taxa de empregabilidade dos alunos dos cursos profissionais tendo em vista aumentar pro-gressivamente o número de alunos empregados.
Reduzir o abandono escolar no ensino secundário para menos de 1%.
Quantificar o número de alunos identificados em risco de abandono escolar e de alunos recupera-dos/reorientados.
- Organização e Gestão Pedagógica
Articular os conteúdos e objetivos dos diversos níveis por ano/ciclo, com coerência e sequencialidade, no âmbito das diferentes estruturas pedagógicas
Valorizar o trabalho articulado com as Bibliotecas Escolares orientado para o desenvolvimento das competências da leitura e literacia.
Construir um arquivo digital de recursos pedagógicos por área disciplinar, com o contributo de todos os docentes, supervisionado pelo respetivo Delegado.
Assumir a supervisão pedagógica como um instrumento de autorregulação profissional e institucional no Agrupamento
Gerir com eficácia, eficiência e qualidade a disponibilidade dos recursos existentes dos docentes ao nível do processo ensino-aprendizagem.
Gerir com eficácia, eficiência e qualidade a disponibilidade dos recursos existentes do pessoal não docente.
Promover e incentivar a formação do pessoal docente e não docente, aumentando o seu volume de formação em 2% ao ano, no período de 2021/25.
Aferir do número de coadjuvações em turmas/disciplinas que apresentem maior taxa de insucesso e acompanhar esta aferição ao longo do ciclo. - Articulação Escola / Família / Comunidade
Organizar três sessões por ano na escola sede dirigidas aos pais e encarregados de educação, visando o acompanhamento do percurso escolar dos filhos.
Promover no mínimo três eventos de caráter cultural em cada ano na escola sede.
Potenciar o cargo de Professor Titular de Turma / Diretor de Turma como instrumento de captação da participação de Pais/Encarregados de Educação na vida da escola.
Quantificar o número de Pais/Encarregados de Educação que participam nas reuniões com os DT e em ações promovidas pela escola.
Monitorizar alunos com diferentes ritmos de aprendizagem ou outras necessidades que impliquem a individualização da intervenção pedagógica, psicológica e socioeducativa. - Educação para a Cidadania
Reduzir sustentadamente, em 5% ao ano, o número de processos disciplinares.
Aumentar o número de alunos envolvidos no desporto escolar, em 5% ao ano, tomando como referencial o ano letivo de 2019/20.
Manter no mínimo 9 grupos-equipa por ano no âmbito do desporto escolar.
Aumentar o número de ações de sensibilização nas áreas da saúde, desporto e cultura.
Quantificar o número de atividades artísticas e culturais no Agrupamento.
Apoiar a Associação de Estudantes na promoção de iniciativas destinadas a tratar de assuntos de interesse para os jovens, com destaque para matérias de índole social, política, cultural, ambiental e pro-fissional.
Atribuir à Associação de Estudantes a gestão do tempo e dos seus conteúdos da rádio escola.
Realizar uma assembleia de delegados de turma por período.
Diminuir o número de situações de desrespeito pelas pessoas, pelos bens e pelo património da comu-nidade educativa e do Agrupamento.
Monitorizar o nível de limpeza dos espaços escolares através de questionário digital com periodicidade anual para medir o grau de satisfação. - Plano de Desenvolvimento Digital para o Agrupamento
Criar arquivo digital em todos os grupos disciplinares até 31 de julho de 2022.
Monitorizar o grau de implementação do plano de transição digital.
Institucionalizar emails institucionais para todos os docentes, assistentes e alunos com 12 ou mais anos.
Realizar um inquérito digital todos os anos sobre a utilização dos meios tecnológicos e digitais da comunidade.
Disponibilizar equipamentos informáticos aos alunos carenciados e aos docentes. - Imagem e comunicação
Valorizar e potenciar a comunicação e imagem do agrupamento na comunidade educativa e no exterior.
Potenciar a utilização da rádio escola, do canal interno de TV e dos canais digitais na divulgação das atividades do Agrupamento.
Orientar a gestão financeira do agrupamento para uma preocupação permanente na utilização racional dos recursos disponíveis sem pôr em causa a qualidade do serviço prestado.
Consolidar a integração europeia com forte dinâmica nos Projetos Erasmus+.
Aumentar o número de famílias de acolhimento no Projetos Erasmus+.
Manter a escola sede como polo cultural e artístico da cidade.
Aprovada em Conselho Geral de 07.10.2021
O Diretor do Agrupamento
Armindo Gomes Coelho