Eco-Escolas

PROJETO

O Programa Eco-Escolas é um programa vocacionado para a educação ambiental que visa encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pela escola em benefício do ambiente. O Programa está orientado para a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola. A participação do Agrupamento de Escolas da Lixa no programa EcoEscolas torna-se bastante relevante, no intuito de consciencializar a comunidade escolar, seus parceiros e restante sociedade para a importância da sustentabilidade nas suas diferentes dimensões.

OBJETIVOS

  • Incentivar o interesse pela temática ambiental;
  • Motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário;
  • Estimular o hábito de participação, envolvendo ativamente os alunos na tomada de decisões e implementação das ações;
  • Divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em equipa;
  • Desenvolver o espírito e a curiosidade científica;
  • Promover a dinâmica de grupo e o espírito de equipa, assim como a cooperação;

ASPETOS FUNDAMENTAIS

  • Todos os alunos e restantes elementos da escola devem tomar conhecimento da participação da escola no Programa Eco-Escolas.
  • A informação sobre as Eco-Escolas terá de ser facilmente disponibilizada à comunidade, devendo, se possível, existir um “Painel Eco-Escolas” em sítio bem visível na escola.
  • No caso de se tratar de uma escola galardoada a bandeira verde deve estar hasteada ou colocada em local bem visível.
  • Elaboração de um Eco-Código – declaração de objetivos traduzidos por ações concretas que todos os membros da escola devem seguir.

ABORDAGEM TEMÁTICA

  • Temas base (obrigatórios) – Resíduos, Água e Energia.
  • Temas do Ano – Indicados pela ABAE no início do ano letivo e selecionados pelas Escolas.
  • Temas complementares* – Ar, Ruído, Transportes/Mobilidade Sustentável, Agricultura Biológica, Alterações Climáticas, Alimentação Saudável e Sustentável, Floresta, Mar e outros.

*A definir por cada estabelecimento de ensino (Conselho Eco-Escolas)

É FUNDAMENTAL QUE TODOS OS PROFESSORES TENHAM PRESENTE QUE:

  • Qualquer atividade realizada ao longo do ano letivo em qualquer um dos Ciclos (incluindo a Pré) por um grupo de alunos, uma turma, um Departamento Curricular, …que esteja relacionada com um dos temas já referidos e que visem sensibilizar e promover, nos e com os alunos, atitudes comportamentais responsáveis e em consonância com a preservação do ambiente, poderá ser considerada uma atividade do Plano de Ação do Programa Eco-Escolas.
  • Os professores responsáveis pela dinamização devem tirar de uma a três fotografias dos trabalhos/atividades desenvolvidas, no sentido de se elaborar um portfólio e também de fazer prova da sua concretização e de enriquecer a candidatura da Escola ao Galardão.

METODOLOGIA GERAL DO PROGRAMA:

A metodologia inspirada nos princípios da Agenda 21 local (com origem na conferência da ONU ECO 92), compreende 7 passos que visam garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis e amigas do ambiente.

OS 7 PASSOS:

1.º Formalização de um Conselho Eco-Escola
– Grupo de trabalho com representação em maioria dos alunos, professores, funcionários, pais, município e outros elementos da comunidade que sugere, discute e avalia o plano de ação/atividades;

2.º Realização de uma Auditoria Ambiental
– Ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola. Realiza-se em dois momentos distintos – no início e no final do ano letivo. Analisados os resultados da primeira Auditoria Ambiental, cabe ao Conselho Eco-Escolas definir objetivos e delinear ações concretas adaptadas à realidade de cada estabelecimento de ensino, de forma a corrigir/melhorar as situações identificadas. No final do ano, a Auditoria Ambiental tem como objetivo avaliar a evolução, relativamente à situação de referência, evidenciando-se assim os progressos efetivos, os pontos fracos e os pontos fortes. Esta avaliação servirá, simultaneamente, de ponto de partida para o Programa a desenvolver no próximo ano letivo;

Link_Auditoria Ambiental:

3.º Elaboração de um Plano de Ação

– Planificação/previsão das atividades a desenvolver pela escola nos vários temas: resíduos, água, energia, tema do ano + tema complementar. As atividades devem envolver o maior número possível de alunos, bem como deve fazer-se um esforço do envolvimento de toda a Comunidade Escolar e Local. Esse objetivo pode ser alcançado através da realização de: exposições, colóquios, concursos, ações de sensibilização, workshops e outros eventos especiais, de forma a focar a atenção da comunidade no trabalho desenvolvido, realçando a evolução do desempenho ambiental da escola;

O Plano de Ação que estrutura as atividades “Eco-Escolas” deverá:

  • Ser um plano escrito;
  • Partir da identificação dos problemas a resolver, estabelecendo objetivos a atingir;
  • Ter metas que sejam consideradas objetivos realistas;
  • Incluir formas de monitorização e, se possível, de quantificação, por forma a estabelecer indicadores relativos aos progressos alcançados;
  • Definir medidas a implementar, ações e atividades que permitam atingir os objetivos/metas a que se propõe;
  • Considerar prazos e recursos realistas para a sua concretização;
  • Estar de acordo com o currículo escolar, prevendo o desenrolar das atividades nas diversas disciplinas, podendo, eventualmente, ser completado em atividades de complemento curricular;
  • Enunciar as diferentes formas de avaliação das atividades previstas.

4.º Monitorização e Avaliação

– Análise do sucesso das atividades realizadas face a metas estabelecidas/impacto das ações realizadas na mudança de atitudes e comportamentos; Criação das “Brigadas Verdes” que possuem várias missões de monitorização, tais como: verificar fugas de água, fazer a leitura dos consumos de energia/água, apoiar as atividades do refeitório, cuidar e manter os espaços exteriores,…; Criar grelhas de monitorização;

5.ºTrabalho Curricular

– As atividades Eco-Escolas podem e devem ser integradas em várias disciplinas, bem como os projetos/PAA e atividades de diversas disciplinas contribuem para o plano de ação;

6.º Informação e Envolvimento da Escola e da Comunidade Local

– Divulgação do Programa na escola e na comunidade; publicação na página do Agrupamento das atividades realizadas; articulação com outras entidades; realização do Dia Eco-Escolas;

7.º Eco-Código

– Conjunto de frases, ideias, compromissos elaborados pelos alunos da escola que traduzam o código de conduta/regulamento ambiental da escola;

REGULAMENTO DOS CONSELHOS ECO-ESCOLAS DO AGRUPAMENTO

  • O Conselho Eco-Escolas de cada um dos estabelecimentos de ensino que integra o Agrupamento de Escolas da Lixa é composto, maioritariamente, por representantes dos alunos. Estes são escolhidos por cada estabelecimento, tendo em atenção a representatividade de todos os níveis etários;
  • Incluem também os Conselhos representantes dos professores, do pessoal não docente, dos encarregados de educação, representantes do município e de outros sectores que as escolas entendam por convenientes (Junta de Freguesia, Associações de Defesa do Ambiente, empresas, órgãos de comunicação social locais, etc.);
  • Os Conselhos Eco-Escolas reunirão, no mínimo, três vezes por ano, e sempre que necessário, sob a presidência do professor coordenador do programa;
  • As reuniões serão convocadas pelo coordenador do programa através de convocatória, afixada no painel Eco-Escolas e/ou enviada por e-mail a todos os elementos pertencentes ao Conselho;
  • Em cada reunião, será elaborada uma ata, a ser aprovada e assinada por todos os presentes;

OBJETIVOS DO CONSELHO ECO-ESCOLAS:

  1. Assegurar que os outros 6 passos sejam adotados planeando a sua implementação;
  2. Implementar a auditoria ambiental;
  3.  Elaborar e discutir o plano de ação;
  4. Assegurar a participação ativa dos alunos no processo de decisão do Programa;
  5. Assegurar que as opiniões da toda a comunidade escolar são tidas em consideração e, sempre que possível, postas em prática;
  6. Estabelecer ligação com a estrutura de gestão da escola e com a comunidade local;
  7. Assegurar a continuidade do Programa;


Vídeo em inglês, sobre a metodologia do Programa Eco-Escolas – 3:08 min.

Realizado pela coordenação Eco-Escolas na Malásia

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