O Agrupamento de Escolas da Lixa possui três bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE): a biblioteca da Escola Sede do Agrupamento (ESL), a biblioteca da E.B. 2,3 Dr. Leonardo Coimbra (EBLC) e a biblioteca do Centro Escolar da Lixa (CEL). Estas duas apoiam as outras escolas e jardins de infância do agrupamento onde não existe biblioteca instalada.

As bibliotecas integram ainda a Rede de Bibliotecas de Felgueiras, permitindo intensificar a ligação já existente das diferentes bibliotecas do concelho, estimular o trabalho cooperativo e potenciar recursos através da partilha e cooperação entre as mesmas.

As bibliotecas do agrupamento são espaços educativos essenciais ao desenvolvimento da missão da escola, contribuindo para a formação, informação e dinamização da comunidade educativa. Constituídas por um conjunto significativo de de recursos bibliográficos e de equipamentos e geridas por uma equipa de professores e assistentes operacionais, as bibliotecas procuram contribuir para o   desenvolvimento   das   competências   de   leitura,  de competências para acesso à informação e sua utilização de forma eficaz e ética, de competências digitais, do desenvolvimento do espírito crítico e do desenvolvimento de autonomias de aprendizagem. Para além disto, as bibliotecas proporcionam também o acesso  autónomo  aos  seus  espaços  e  recursos,  permitindo  o  desenvolvimento  do  gosto  pela  autoaprendizagem e o desenvolvimento de competências de aprendizagem ao longo da vida.

O espaço nuclear das bibliotecas é organizado por áreas funcionais que se distinguem pela natureza das atividades que decorrem em cada uma delas, as quais determinam o mobiliário, o equipamento e o material a disponibilizar. Neste espaço nuclear distinguem-se as seguintes áreas funcionais: área de acolhimento, área de leitura informal, área multimédia, área de leitura áudio e vídeo, área de leitura de material impresso e área de produção gráfica e ludoteca.
 
As áreas funcionais das BE são de livre acesso à comunidade escolar e local: alunos, professores, pais e encarregados de educação, parceiros e público em geral. No caso dos utilizadores externos, estes devem solicitar um cartão de utilização para poderem ter acesso aos diversos serviços. 

As bibliotecas do agrupamento estão abertas de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:

  • Biblioteca da Escola Secundária da Lixa – das 8h30 às 17h00;
  • Biblioteca da EB Dr. Leonardo Coimbra – das 8h30 às 17h00;
  • Biblioteca do Centro Escolar da Lixa – das 8h30 às 17h00.

As bibliotecas põem à disposição do utilizador os seguintes serviços:

– Leitura de presença; 
– Serviço de leitura informal (leitura de jornais, revistas e banda desenhada); 
– Empréstimo para leitura domiciliária;
– Serviço de fotocópias de apoio às áreas de leitura; 
– Serviço multimédia; 
– Acesso wireless à internet para equipamentos portáteis; 
– Serviço de pesquisa assistida a pedido dos utilizadores; 
– Serviço de referência; 
– Acesso ao catálogo informatizado; 
– Apoio pedagógico; 
– Apoio ao currículo e formação para as literacias
– Atividades educativas e culturais
– Produção gráfica
– Ludoteca

As bibliotecas têm nos seus espaços postos de consulta do catálogo bibliográfico informatizado.
O catálogo também está disponível para pesquisa online na plataforma da Rede de Bibliotecas Escolares.

[Clique na imagem para abrir um novo separador onde poderá efetuar a pesquisa.]

As bibliotecas dispõem ainda de uma coleção de livros digitais (ebooks) em diversos formatos e organizados por autores, temáticas, títulos, idiomas e editoras. Os ebooks apresentados são de utilização gratuita e disponibilizados nesse pressuposto para utilização pessoal ou em contexto escolar.

Os utilizadores da biblioteca podem apresentar sugestões de aquisição de diversos tipos de materiais para o enriquecimento da coleção, nas bibliotecas do AEL ou através de formulário online. Esta colaboração é essencial para que as bibliotecas possam dar a melhor resposta às necessidades bibliográficas dos seus leitores.

As bibliotecas do agrupamento organizam e apoiam atividades ligadas ao currículo e de desenvolvimento dos hábitos e práticas de leitura e das literacias da informação e dos média, trabalhando colaborativamente com as estruturas do agrupamento e com entidades exteriores à escola. 

No âmbito da Rede de Bibliotecas de Felgueiras, o agrupamento, por intermédio das suas bibliotecas, participa no desenvolvimento de um plano anual de atividades concelhio que privilegia a promoção da leitura.

Para acompanhar as atividades das bibliotecas, sugere-se a consulta dos meios de difusão das bibliotecas.

As bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Lixa divulgam no site “Bibliolixa” as principais atividades desenvolvidas e os recursos/ferramentas de apoio à aprendizagem e às literacias, complementando deste modo a informação que se encontra no site do agrupamento.

Acompanhando as inovações da tecnologia e da comunicação, as bibliotecas do Agrupamento de Escolas da Lixa utilizam diversas ferramentas da web para difundir informação e como forma de aproximação à comunidade educativa.

Durante o período de suspensão das aulas presenciais como forma de contenção da pandemia de Covid-19, as bibliotecas do Agrupamento de Escola da Lixa desenvolverão os seus serviços e as suas atividades à distância, de forma a responder às atuais exigências dos seus utilizadores, especialmente os alunos, encarregados educação e professores, e apoiando as novas formas de trabalho. Para saber os horários de atendimento e outras informações úteis, visite no site Bibliolixa a página B@D – https://bit.ly/2JYIBoI

Partilhe esta página

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on print
Print