ESCOLAS UBUNTU

A Academia de Líderes Ubuntu – Escolas Ubuntu é um programa de capacitação destinado a jovens entre os 12 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala.

Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade. Inspirada por estes valores, a Academia visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária.

Este programa tem a duração de dois anos letivos: 2021/2022 e 2022/2023. 

Na Escola Secundária da Lixa foram selecionados 6 docentes para a realização da formação inicial. Após esta capacitação, será realizada uma primeira Semana Ubuntu, na qual todos os formadores treinarão as dinâmicas, à qual se seguirão outras Semanas Ubuntu. Para dinamizar as futuras Semanas Ubuntu, deverão estar em permanência três destes educadores.

A Escola seleciona os estudantes que irão participar no projeto.  Os critérios de quem deve ser   convidado serão também definidos pela escola. A escola define a estratégia que quer   implementar, podendo optar por qualquer tipo de perfil de aluno. A experiência tem   demonstrado que o método tem bons resultados com os mais variados perfis de alunos.

Partilhe esta página

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on print
Print