Os Cursos Profissionais têm uma duração de 3 anos e uma estrutura curricular organizada por módulos que permite uma maior flexibilização e o respeito pelos ritmos individuais de aprendizagem de cada aluno. A conclusão de um curso profissional confere um diploma equivalente ao 12º ano e um certificado profissional de nível IV.
A sua organização obedece ao estabelecido na respetiva matriz curricular atento o disposto no Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho, quanto às disciplinas, Formação em Contexto de Trabalho (FCT), cargas horárias e respetiva gestão, bem como aos referenciais de formação.
Da matriz curricular destes cursos fazem parte disciplinas da formação sociocultural, científica e técnica (2600 horas), a Formação em Contexto de Trabalho (600 horas) e a Prova de Aptidão Profissional.
As normas de organização, funcionamento, avaliação e certificação são definidas pela Portaria nº74-A/2013, de 15 de fevereiro.
A quem se destinam?
Os Cursos Profissionais podem ser o percurso mais indicado para ti se:
– concluíste o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
– procuras um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
– não excluis a hipótese de, mais tarde, prosseguires estudos.
Qual o objetivo?
Os Cursos Profissionais são percursos que cumprem vários objetivos:
– contribuem para que desenvolvas competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão;
– privilegiam as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
– preparam-te para acederes a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a tua vontade.
Qual a certificação?
Após a conclusão, com aproveitamento, de um Curso Profissional obténs o ensino secundário e certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
Apoios Financeiros
- Transporte e Alimentação.
- Bolsa de Material Escolar para os alunos carenciados
O plano de estudos inclui as seguintes componentes de formação:
COMPONENTES DE FORMAÇÃO | DISCIPLINAS | TOTAL DE HORAS / CICLO DE FORMAÇÃO |
Sociocultural | Português Língua Estrangeira I, II ou III (b) Área de Integração Tecnologia da Informação e Comunicação Educação Física | 320h 220h 220h 100h 140h |
Científica | 2 a 3 disciplinas (c) | 500h |
Técnica | 3 a 4 disciplinas (d) Formação em Contexto de Trabalho (e) | 1100h 600h |
Carga horária total/Curso | 3200h |
(a) Carga horária global não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação, a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga horária anual de forma a otimizar a gestão global modular e a formação em contexto de trabalho.
(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
(c) Disciplinas científicas de base a fixar em regulamentação própria, em função das qualificações profissionais a adquirir.
(d) Disciplinas de natureza tecnológica, técnica e prática estruturantes da qualificação profissional visada.
(e) A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir.
A componente de formação Técnica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho.(Estágio) num total de 600 horas, realizadas em Empresa/Instituições.