Um terço de alunos carenciados, mas a 13.ª melhor escola pública
Nesta viagem por escolas bem-sucedidas, o próximo destino é em Felgueiras. A Escola Secundária da Lixa tem um terço de alunos carenciados que beneficiam de Ação Social Escolar (ASE), mas nos Ranking das Escolas da Renascença surge em 53.º lugar da tabela geral, é a 13.ª melhor escola pública, com uma média de 12,87 valores.
A Secundária da Lixa tem cerca de 900 alunos, 80% segue para o ensino superior, uma tendência que abrange alunos com e sem ASE.
O diretor Armindo Coelho não estranha os resultados que justifica com o facto de terem “um ambiente escolar são” e “bons profissionais”. O professor destaca a existência de “programas de apoio sobretudo para os alunos que têm exames nacionais” e a “envolvência das famílias”.
Armindo Coelho assegura que nesta escola não faltam professores, nem recursos materiais. Diz mesmo que “nunca tiveram falta de recursos humanos e tecnológicos e que o grande desafio é tirarem partido destes elementos”.
Nesta conversa com a Renascença, o diretor da escola destaca um detalhe que, considera, ajuda a uma vida escolar mais saudável. Neste estabelecimento de ensino as aulas terminam às 17h00, o que permite aos alunos chegarem “a casa mais cedo” ou dedicarem-se a outro tipo de atividades.
noticia publicada no site da Radio Renascença no dia 12 jul, 2024 – 17:42 • Cristina Nascimento