2022 – Ansiedade nos testes de Avaliação

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do AE Lixa- Felgueiras partilha com a comunidade educativa, informação sobre a ansiedade de desempenho (ansiedade nos momentos de avaliação), problemática que afeta muitos dos nossos alunos.

Uma iniciativa do Serviço de Psicologia e Orientação.

Ansiedade e testes de Avaliação

É normal sentir ansiedade e stress antes de um momento de avaliação. Na verdade, um pouco de nervosismo até pode ajudar a estar alerta e a fazer o teste com o máximo de atenção.

Mas, quando a ansiedade é tão intensa que interfere com a nossa concentração e o nosso desempenho, então podemos estar a sofrer de “ansiedade face aos testes”. E esse é um problema que podemos resolver.

Tal como noutras situações em que possamos sentir ansiedade, podemos ter dores no estomago, dores de cabeça ou sentir os músculos muito tensos. Algumas pessoas tremem, suam, têm mais dificuldade em respirar ou sentem o coração a bater mais rápido enquanto esperam que o teste seja entregue. Quando a ansiedade face aos testes é muito forte até podemos sentir que vamos desmaiar ou vomitar.

No caso dos testes podemos começar a antecipar que o teste nos vai correr mal. Podemos pensar, por exemplo, “E se me esquecer de tudo o que estudei?”, “E se o teste for muito difícil?”. Também podemos ficar preocupados com as nossas reações físicas: “E se vomitar?” ou “Oh não, as minhas mãos estão a tremer e toda a gente vai reparar”. Muitos pensamentos deste género não nos deixam espaço mental para pensarmos nas questões do teste!

O que podemos fazer?

Uma vez que os testes farão parte da vida mesmo quando sairmos da escola (por exemplo, se quisermos tirar a carta de condução), o melhor que temos a fazer é aprender formas de lidar com a nossa ansiedade.

Podemos tentar utilizar algumas estratégias para diminuir a ansiedade face aos testes. Por exemplo:

  • Estar preparado. Ouvir com atenção nas aulas é insuficiente na maior parte dos casos para nos prepararmos para um teste. Por isso, fazer os TPC, ter bons hábitos e métodos de estudo é fundamental. Nunca conseguimos aprender o mesmo (ou tão bem) quando estudamos apenas na véspera do teste, comparando com quando estudamos regularmente. Quanto mais estudarmos e soubermos a matéria, mais confiantes nos vamos sentir, mais esperamos que o teste corra bem, mais relaxados estaremos no dia do teste e, por isso, menos ansiosos nos vamos sentir.
  • Esperar o melhor e bloquear pensamentos negativos. Se nos preparámos então temos de pensar coisas boas e esperar o melhor – “estudei e estou preparado para fazer o meu melhor, vai correr bem”. Enviar mensagens negativas e pessimistas a nós próprios só vai aumentar a nossa ansiedade.
  • No dia do exame, respirar fundo. Quando o teste estiver a ser distribuído, respirar fundo várias vezes pode ajudar-nos a ficar mais calmos. Se entretanto durante o teste nos sentirmos nervosos, podemos fazer o mesmo, parar, fechar os olhos e respirar fundo. E ler as perguntas devagar e com toda a atenção.
  • É só um teste!  Devemos lembrar-nos que a avaliação não se resume só a um teste ou a testes, pois a participação e o interesse manifestados nas aulas, também contam!
  • Ter um estilo de vida saudável. Dormir o suficiente, fazer exercício, comer de forma equilibrada são comportamentos saudáveis que também nos podem ajudar quando vamos fazer um teste. Passear ou praticar um desporto também são ótimas formas de reduzir a ansiedade e de “refrescarmos a cabeça” depois de estudar ou fazer um teste.
  • Procurar ajuda. Às vezes, ficamos tão ansiosos que os sintomas de ansiedade começam a interferir com a nossa vida – pessoal e escolar. Por isso, não devemos ter medo ou vergonha de procurar ajuda. Quanto mais depressa, melhor e menos estragos a ansiedade fará à nossa vida. O Psicólogo da escola pode ajudar-nos a gerir melhor a nossa ansiedade.

Uma iniciativa do Serviço de Psicologia e Orientação.

   Fonte: Informações retiradas do site da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Partilhe esta página

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on print
Print