UMA NOVA ETAPA

A ADAPTAÇÃO A UM NOVO CONTEXTO

A transição do pré-escolar para o 1º ciclo ou a entrada pela primeira vez na escola é uma fase muito importante na vida das crianças e das suas famílias. Na verdade, há muitas adaptações a decorrer em simultâneo, o que constitui um momento de stress para todos. Salvo raras exceções, esta adaptação é bem sucedida. Precisamos de ter paciência e respeitar o tempo de cada criança. As birras e o choro são normais e transitórios. Depois de um tempo de choro e angústias a criança consegue ajustar-se ao novo ambiente, prevendo-se futuras adaptações bem sucedidas.

O PAPEL DOS PROFESSORES

Os professores desempenham um papel muito importante na adaptação da criança à escola e, felizmente, temos uma equipa de profissionais (professores e assistentes) muito familiarizados com as angústias dos pais e das crianças e possuem estratégias excelentes que vão dar a confiança e tranquilidade necessárias nesta fase.

O PAPEL DOS PAIS

  • Os pais devem transmitir segurança e confiança à criança.
  • Falar da escola de uma forma positiva.
  • Despedir-se da criança.
  • Falar positivamente da professora, dos novos colegas e das novas atividades.
  • Envolver a criança nos preparativos.
  • Conversar sobre o dia.

ATENÇÃO ÀS AULAS

Devemos incentivar a criança para que adote uma postura atenta nas aulas. Em casa, o aluno desatento tem de estudar tudo a partir do zero. A atenção às aulas é um aspeto importante que deve ser dialogado com os professores, para percebermos se tudo está a correr como esperado. Para além disso esta, articulação dá a indicação à criança de que existe um controlo sobre a sua vida escolar.

ATENÇÃO/AMBIENTE FAMILIAR

Para uma boa atenção nos estudos é essencial um bom ambiente familiar.
O dia a dia da criança nem sempre é fácil. Uma chatice com um colega, um comentário negativo por parte de alguém, é o suficiente para arruinar a felicidade de uma dia de escola e comprometer a motivação escolar e a aprendizagem. Por isso, ouça o seu filho sobre o que tem a contar do seu dia -a- dia. Mostre-se disponível para falar. Crie um clima de abertura, onde a criança sinta que não vai ser criticada ou julgada.

ACOMPANHAMENTO DA VIDA ESCOLAR

  • Os pais que acompanham o estudo dos filhos, levam a que estes tenham melhores resultados.
  • No 1º ano, as crianças não são autónomas e necessitam de acompanhamento/ajuda na realização dos trabalhos.
  • Ajudar sempre que possível.
  • É necessário consolidar diariamente as aprendizagens.
  • Consultar a caderneta, ver os cadernos e verificar os T.P.C.
  • A comparência dos pais na escola, nas reuniões e outras ocasiões, são de grande importância para a criança.
  • Nos primeiros anos é preciso incutir-lhes a responsabilidade de estudarem, de solidificar o que aprenderam durante o dia, de preferência antes de brincar, ver tv ou sair.

O LOCAL DE ESTUDO É MUITO IMPORTANTE

Deve ser um local sem distratores. Deve ser sossegado, sem ruídos e longe das conversas dos pais, sem TV e sem música. Normalmente o quarto pode ser uma boa opção.

SONO E APRENDIZAGEM

O sono ou a ausência dele interfere na capacidade de atenção, no humor e nas capacidades cognitivas, com consequências importantes no resultado escolar.
Por isso, é muito importante o deitar cedo à noite. A Sociedade Portuguesa de Pediatria recomenda para as crianças de 6 a 12 anos — 9 a 12 horas sono noturno por 24 horas. Os especialistas apelam também para que os pais não permitam a utilização de ecrãs (televisão, telemóvel, tablet ou consola de jogos) antes de adormecer, pois interfere na qualidade do sono.


Uma iniciativa do Serviço de Psicologia e Orientação.

UM BOM ANO LETIVO!

Partilhe esta página

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on print
Print