UMA NOVA ETAPA

O Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento deseja a todos os alunos um bom regresso às aulas e um bom ano letivo. Para os alunos  do 1º ano em particular,  desejamos um  ingresso  tranquilo na Escolaridade Obrigatória.    A transição do pré -escolar para o 1º ciclo é uma fase  muito importante na vida  das crianças e das suas famílias, pelo que  partilhamos aqui  algumas estratégias que podem facilitar  esta transição e  uma boa  adaptação ao 1º ciclo.

Um bom ano letivo!


A ADAPTAÇÃO A UM NOVO CONTEXTO
A transição do pré-escolar para o 1º ciclo ou a entrada pela primeira vez na escola é uma fase muito importante na vida das crianças e das suas famílias. Na verdade, há muitas adaptações a decorrer em simultâneo, o que constitui um momento de stress para todos. Salvo raras exceções, esta adaptação é bem sucedida. Precisamos de ter paciência e respeitar o tempo de cada criança. As birras e o choro são normais e transitórios. Depois de um tempo de choro e angústias a criança consegue ajustar-se ao novo ambiente, prevendo-se futuras adaptações bem sucedidas.

O PAPEL DOS PROFESSORES
Os professores desempenham um papel muito importante na adaptação da criança à escola e, felizmente, temos uma equipa de profissionais (professores e assistentes) muito familiarizados com as angústias dos pais e das crianças e possuem estratégias excelentes que vão dar a confiança e tranquilidade necessárias nesta fase.

O PAPEL DOS PAIS

  • Os pais devem transmitir segurança e confiança à criança.
  • Falar da escola de uma forma positiva.
  • Despedir-se da criança.
  • Falar positivamente da professora, dos novos colegas e das novas atividades.
  • Envolver a criança nos preparativos.
  • Conversar sobre o dia.

ATENÇÃO ÀS AULAS
Devemos incentivar a criança para que adote uma postura atenta nas aulas. Em casa, o aluno desatento tem de estudar tudo a partir do zero. A atenção às aulas é um aspeto importante que deve ser dialogado com os professores, para percebermos se tudo está a correr como esperado. Para além disso esta, articulação dá a indicação à criança de que existe um controlo sobre a sua vida escolar.

ATENÇÃO/AMBIENTE FAMILIAR
Para uma boa atenção nos estudos é essencial um bom ambiente familiar.
O dia a dia da criança nem sempre é fácil. Uma chatice com um colega, um comentário negativo por parte de alguém, é o suficiente para arruinar a felicidade de uma dia de escola e comprometer a motivação escolar e a aprendizagem. Por isso, ouça o seu filho sobre o que tem a contar do seu dia -a- dia. Mostre-se disponível para falar. Crie um clima de abertura, onde a criança sinta que não vai ser criticada ou julgada.


ACOMPANHAMENTO DA VIDA ESCOLAR

  • Os pais que acompanham o estudo dos filhos, levam a que estes tenham melhores resultados.
  • No 1º ano, as crianças não são autónomas e necessitam de acompanhamento/ajuda na realização dos trabalhos.
  • Ajudar sempre que possível.
  • É necessário consolidar diariamente as aprendizagens.
  • Consultar a caderneta, ver os cadernos e verificar os T.P.C.
  • A comparência dos pais na escola, nas reuniões e outras ocasiões, são de grande importância para a criança.
  • Nos primeiros anos é preciso incutir-lhes a responsabilidade de estudarem, de solidificar o que aprenderam durante o dia, de preferência antes de brincar, ver tv ou sair.

O LOCAL DE ESTUDO É MUITO IMPORTANTE
Deve ser um local sem distratores. Deve ser sossegado, sem ruídos e longe das conversas dos pais, sem TV e sem música. Normalmente o quarto pode ser uma boa opção.

SONO E APRENDIZAGEM
O sono ou a ausência dele interfere na capacidade de atenção, no humor e nas capacidades cognitivas, com consequências importantes no resultado escolar.
Por isso, é muito importante o deitar cedo à noite. A Sociedade Portuguesa de Pediatria recomenda para as crianças de 6 a 12 anos — 9 a 12 horas sono noturno por 24 horas. Os especialistas apelam também para que os pais não permitam a utilização de ecrãs (televisão, telemóvel, tablet ou consola de jogos) antes de adormecer, pois interfere na qualidade do sono.

Partilhe esta página

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on print
Print