O Agrupamento de Escolas da Lixa promove uma exposição virtual, com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos no decorrer no 2º e 3º período letivo de 2020/21.
Exposição “Embalagens de Produtos” do 7.º ano – online – Educação Visual
Depois de uma breve abordagem teórica sobre “DESIGN”, os alunos do 7.º Ano elaboraram várias embalagens em diferentes formatos e criaram diferentes grafismos, conforme o produto a publicitar.
![](https://scontent.fopo4-1.fna.fbcdn.net/v/t1.6435-9/204851443_4000330840016056_6468033417614430974_n.jpg?_nc_cat=107&ccb=1-3&_nc_sid=0debeb&_nc_eui2=AeGvCF3qMgErNnHDICVfMfn1Dhdza9dCPsUOF3Nr10I-xYFEnreT2hUpoi7XYb-JJLc&_nc_ohc=Cb2SUxRBghsAX9FM91a&_nc_ht=scontent.fopo4-1.fna&oh=43255dd7e30288986671315e38015e23&oe=60D4E2FE)
Galeria destes trabalhos no facebook, para ver mais.
Exposição “URBANISMO – ARQUITETURA” do 8.º ano – online – Educação Visual
Os alunos das turmas do 8.º Ano, no início deste conteúdo, estudaram os vários tipos de rede que organiza o desenvolvimento do espaço coletivo da convivência humana (Lugar, Aldeia, Vila e Cidade) …
Seguidamente desenharam a “Planta do Centro Urbano da Lixa”, ou seja, as suas principais ruas, praças e serviços aí existentes (permitiu que conhecessem melhor o núcleo principal da cidade). E ainda, localizaram a sua casa no Lugar ou Rua onde vivem.
Finalmente, os alunos esboçaram várias plantas das suas casas e/ou criadas por eles.
![](https://scontent.fopo4-1.fna.fbcdn.net/v/t1.6435-9/202811660_4000317966684010_4147435468116964624_n.jpg?_nc_cat=101&ccb=1-3&_nc_sid=0debeb&_nc_eui2=AeHW_Hu1-aQDzdxm7RWE3Fs3ORLD0ItDBH85EsPQi0MEf7aXySGfOuXV2gAnM6aw0wI&_nc_ohc=DPtRqHCRQ0sAX8fn1zz&_nc_ht=scontent.fopo4-1.fna&oh=232f53180e9119f5680513d46344da8e&oe=60D4884B)
Galeria destes trabalhos no facebook, para ver mais.
TRABALHOS DO 7.º ANO – Educação Visual
Os trabalhos expostos foram feitos pelos alunos do 7.º ano do Agrupamento de Escolas da Lixa, na disciplina de E. Visual. Os alunos, depois de obterem a respetiva linha de contorno exploraram diferentes materiais, técnicas e linguagens dentro das Artes Plásticas, ou seja, com lápis de grafite, lápis de cor, marcadores, aguarelas e guache expressaram o Naturalismo, Realismo, Impressionismo e Expressionismo. Claro está que, os professores, tiveram o cuidado de contextualizar as técnicas com os estilos de vários Artistas Contemporâneos, por exemplo: Monet, Manet, Seurat, Signac, Picasso, Jackson Pollock, Emerenciano, Júlio Pomar, Liseta Amaral, Jaime Isidoro, António Sampaio, entre outros
![](https://scontent.fopo4-2.fna.fbcdn.net/v/t1.6435-9/173790006_3805540709495071_3969479859683674902_n.jpg?_nc_cat=110&ccb=1-3&_nc_sid=0debeb&_nc_eui2=AeGQ4Mxe8VRGP1Ywp5aMsmlbX8fSz-WnmwFfx9LP5aebASllcNmNB5y6yBNzITbMDG8&_nc_ohc=pXVupMuaF4IAX_uNAVA&_nc_ht=scontent.fopo4-2.fna&oh=ad065bb69376edb4496b3885aa547804&oe=609C5F85)
FIGURA-FUNDO/POSITIVO-NEGATIVO 8.º ANO – 2021
Os trabalhos temáticos “Figura-Fundo/Positivo-Negativo” foram elaborados pelos alunos do 8.º ano, do Agrupamento de Escolas da Lixa, na disciplina de E. Visual, inspirados na obra do Pintor Belga, René Magritte, (1898-1967, considerado como um dos expoentes do Surrealismo…
![](https://scontent.fopo4-2.fna.fbcdn.net/v/t1.6435-9/173835177_3805494779499664_4081311481385622336_n.jpg?_nc_cat=111&ccb=1-3&_nc_sid=0debeb&_nc_eui2=AeG-euIt7cfjYIsj8MHFuGelvAlK8ZWrLUu8CUrxlastS6ZVTJpin86RMVSEQlpBndw&_nc_ohc=DF8s_Ri3ypoAX-NRuFw&_nc_ht=scontent.fopo4-2.fna&oh=d0d797d9041818887a747922113e5ead&oe=609D66D9)
SÍMBOLO/LOGÓTIPO 8.º ANO – 2021
Os trabalhos temáticos “Símbolo/Logótipo” foram elaborados pelos alunos do 8.º ano, do Agrupamento de Escolas da Lixa, na disciplina de E. Visual, dentro do objetivo principal “reconhecer signos visuais, o poder das imagens e a imagem publicitária”. Com isso os alunos consciencializaram-se que são elementos essenciais no processo de comunicação e tecnicamente explorados pelo Designer.
![](https://scontent.fopo4-1.fna.fbcdn.net/v/t1.6435-9/173753859_3805507362831739_1456513197111877158_n.jpg?_nc_cat=109&ccb=1-3&_nc_sid=0debeb&_nc_eui2=AeHG4mKxiEvOZmevtTzW33Hz-QFo0MdJssD5AWjQx0mywF8VFaRdlFm6SmQSsBEaH3k&_nc_ohc=KfNorq6sIDQAX8KL643&_nc_ht=scontent.fopo4-1.fna&oh=e95b4d73c6b7ed033c6dc02a47de0fd3&oe=609B0AEC)
Representação Tridimensional 9º ano – 2021
Os trabalhos aqui apresentados foram desenvolvidos pelas turmas do 9º ano, do Agrupamento de Escolas da Lixa, no âmbito de duas propostas diferentes, mas com um conteúdo comum, a perspetiva. Se numa proposta, os alunos deveriam utilizar a perspetiva axonométricas (cavaleira ou isométrica) para representar uma cidade imaginada, com referências a várias imagens de cidades reais. Na outra, os alunos escolheram um espaço interior ou exterior para desenhar em perspetiva cónica.Assim com a realização destes trabalhos puderam conhecer e comparar diferentes formas de representação tridimensional – a perspetiva axonométrica e a perspetiva cónica, aplicarem com maior rigor a sua capacidade de representação/desenho tridimensional e simultaneamente desenvolverem a imaginação e a criatividade.
![](https://scontent.fopo4-1.fna.fbcdn.net/v/t1.6435-9/173366943_3805553809493761_5708959681719113270_n.jpg?_nc_cat=101&ccb=1-3&_nc_sid=0debeb&_nc_eui2=AeEHeTytpTWCU6tkJX93-EIPLA8stooxMDcsDyy2ijEwN-5ru_20tp-eiee6kLdhiEQ&_nc_ohc=QYBlyIPyZD4AX8l5JVw&_nc_ht=scontent.fopo4-1.fna&oh=3d834fbbf7400af0560d186e5892c7cb&oe=609C13D2)