ERASMUS+ 2020/21

Nesta página será publicada toda a informação e post relativos a este projeto para o presente ano letivo 2020/21.


PROJETO There’s no plan(et) B!

# 10ºA, curso Ciências e Tecnologias # Área de Cidadania e Desenvolvimento de mãos dadas com o Projeto Erasmus+ “There’s no plan(et) B!“. E assim se formam os cidadãos do futuro do nosso Agrupamento!

🌷🍁🍃🌏


PROJETO KA101

meletinedu –  Meaningful Learning Through Interdisciplinary Education
Ação Chave I2020-1-PT01-KA101-078066

Escola Coordenadora:
Agrupamento de Escolas da Lixa, Felgueiras

Projeto KA101 – Docentes, em Mersin, na Turquia, em 2021 com participação comunitária

TÍTULO: “Meaningful Learning Through Interdisciplinary Education”
DURAÇÃO: 12 meses
MOBILIDADES: 10 docentes
LOCAL: Mersin, Turquia.
O grupo de docentes frequentará um curso, com a duração de uma semana, no âmbito do trabalho interdisciplinar, ministrado pelo centro de formação de adultos, EduMore Group Education Centre.

ObjetivosEste projeto pretende:

# Possibilitar ao corpo docente a oportunidade de contactar com métodos e estratégias de ensino-aprendizagem que permitam o desenvolvimento do trabalho interdisciplinar.
# Contribuir para a criação de uma política escolar de internacionalização do nosso agrupamento.

Avaliação da Agência Nacional
“A candidatura é relevante e adequada aos objetivos e formato da ação, demonstrando o impacto que o projeto terá tanto no agrupamento, como externamente. A integração das competências adquiridas está assente numa visão estratégica de internacionalização do agrupamento. Destaca-se, como pontos fortes, a clareza e qualidade do Plano de Desenvolvimento Europeu, e o alinhamento claro entre necessidades, objetivos, atividades planeadas, e impactos esperados. A candidatura apresenta um excelente enquadramento da importância de um modelo de ensino assente numa abordagem interdisciplinar para o contexto do agrupamento.”

Critérios de seleção dos docentes
Os critérios serão definidos pela equipa que procederá à seleção (Direção, Equipa Erasmus+ e Coordenadores de Departamento), havendo, pelo menos, três critérios essenciais: compreenderem e comunicarem em Inglês com relativo à-vontade; o compromisso de replicarem as suas aprendizagens, no regresso, a colegas do seu agrupamento e de outros; e a necessidade de formação (na área).

# Será definido um prazo para os professores apresentarem as suas candidaturas.
# Procurar-se-á selecionar professores de diferentes níveis e áreas de ensino.
# Serão selecionados 4 professores suplentes, no caso de haver alguma desistência / impedimento / imprevisto.


eTwinningNational Quality Label

Selo Nacional de Qualidade

O Agrupamento de Escolas da Lixa, Felgueiras foi distinguido com o SELO NACIONAL DE QUALIDADE pelo projeto ““your rights are my rights – fighting discrimination and promoting equality”. Tal distinção evidencia o trabalho desempenhado pelos professores e alunos envolvidos no projeto. O nosso projeto, dinamizado pelos professores Paula Correia (Coordenadora dos Projetos ERASMUS+), Pedro Alves e Célia Vaz, foi um dos projetos vencedores da edição de 2020.

 Este projeto de responsabilidade do nosso Agrupamento contou com a participação de escolas da Itália, Hungria, Chipre, Roménia e França. O Selo Nacional de qualidade é uma marca de sucesso e indica que o projeto atingiu um padrão de qualidade nacional. É um prémio que nos motiva para continuarmos a participar e desenvolver projetos internacionais que permitam aos nossos alunos contactar com diferentes realidades culturais e sociais, e conhecer e trabalhar com colegas de outros países. Parabéns ao nosso Agrupamento e os nossos alunos, que com empenho e dedicação mereceram este reconhecimento.


eTwinning

Formacão Europeia eTwinning 2020 – ERTE|DGE

O Agrupamento de Escolas da Lixa, Felgueiras congratula-se com a seleção de duas docentes do quadro, Célia Vaz e Paula Correia, para frequentar um seminário eTwinning na Áustria, Graz, 18-20 November 2020. As docentes candidataram-se ao Plano Europeu de Formação eTwinning divulgado pela Direção-Geral da Educação, através do Serviço Nacional de Apoio eTwinning. Este plano contém uma lista de ações de desenvolvimento profissional às quais se poderão candidatar os docentes eTwinners, de qualquer ciclo ou área disciplinar, de escolas públicas ou privadas, que pretendam iniciar e desenvolver projetos eTwinning com escolas europeias. É mais um reconhecimento que nos motiva para continuarmos a participar e desenvolver projetos internacionais e conhecer e trabalhar com colegas de outros países.


There is no Plan(et) B

Can renewable energies fight climate change?
Ação Chave 2 –  2020-1-DE03-KA229-077314_2

Escola Coordenadora:
Anne Frank Realschule (Ahaus – Alemanha)

Escolas Parceiras:
# Gimnazija Fran Galovic Koprivnica Kroatien (Koprivnica – Croácia)
# Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco  (Funchal – Portugal)
# 4o imerisio gymnasio kavalas Griechenland  (Kavala – Grécia)

Temática:
Consciencialização de que a ação é a única solução perante mudanças climáticas e suas consequências. Adoção de comportamentos sustentáveis, que passam pela generalização das energias renováveis e práticas locais / globais ambientalmente sustentáveis.


dEmocRAMUS

Ação Chave 2 – 2020-1-DE03-KA229-077348_3

Escola Coordenadora:
Erich Kaestner Gymnasium Laatzen  (Laatzen – Alemanha)

Escolas Parceiras:
# Oranje Nassau College (Zoetermeer – Holanda)
# Polhemskolan (Lund – Suécia)
# Mailand videregående skole (Lørenskog – Noruega)

Temática
Os jovens e a Democracia nos seus países / Europa, desenvolvimento de uma consciência democrática, desenvolvimento do pensamento crítico, liberdade de expressão, fake news e o futuro da Democracia Europeia


DIGINAME

Digital Natives and Modern Media
Ação Chave 22020-1-PT01-KA229-078501

Escola Coordenadora:
Agrupamento de Escolas da Lixa, Felgueiras

Escolas Parceiras:
# Tarsus Mesleki ve Teknik Anadolu Lisesi (Tarsus / Mersin – Turquia)
# Friedensburg-Oberschule (Berlim – Alemanha)
# Jensen Gymnasium Helsingborg (Helsingborg – Suécia)
# Efterskolen Solgården (Tarm – Dinamarca)

Temática:
A influência dos meios de comunicação digital nas escolas e suas comunidades, oportunidades e perigos. Potencialização dos meios de comunicação digital, como veículos do pensamento crítico e da criatividade, e incentivo a uma participação mais ativa e mais informada.


PROJETO UMBRELLA

U.M.B.R.E.L.L.A: Uncovering Meteo Basic Research to Enhance Lifelong Learning AbilitiesAção

Chave 2 – 2019-1-HR01-KA229-060805_5

Escola Coordenadora:
Gimnazija Fran Galovic Koprivnica Kroatien) (koprivnica – Croácia)

Escolas Parceiras:
Instituto de Educación Secundaria Profesor Juan Pulido Castro (Gra-Canária – Espanha)
IES Pedregal de Irimia  (Meira / Lugo – Espanha)
Colegiul National Militar “Dimitrie Cantemir”  Polhemskolan (BreazaRoménia)
Neringos gimnazija (Neringa – Lituânia)

TEMÁTICA

Estações meteorológicas / Ambiente / Consciência ambiental Aferição da influência do clima no ambiente, através da instalação de uma rede de estações metereológicas e análise dos dados climatológicos obtidos, de modo a sensibilizar as escolas e as suas comunidades para o problema climático, incentivando à adoção de comportamentos sustentáveis.


PROJETO RIGHTS

Your Rights are My Rights – fighting discrimination and promoting equality
2017-1-RO01-KA219-037166_6

O Erasmus+ é o programa da UE nos domínios da educação, formação, juventude e desporto para o período de 2014-2020. Estes setores podem dar uma contribuição importante para ajudar a enfrentar as mudanças socioeconómicas, os principais desafios que a Europa terá de enfrentar até ao final da década e apoiar a execução da Agenda Política Europeia para o crescimento, o emprego, a justiça social e a inclusão.

Escola Secundária da Lixa e o seu Agrupamento, viu a sua candidatura ao programa Erasmus KA2+ aprovada em julho de 2017 com o projeto: “your rights are my rights – fighting discrimination and promoting equality.” Por outras palavras, venceu um projeto financiado pela União Europeia, integrado numa equipa multinacional, composta por escolas da Itália, Hungria, Chipre, Roménia e França. Tudo isto significa que haverá um intercâmbio internacional com alunos de escolas destes países  ao longo dos próximos dois anos. A equipa da nossa escola é composta pelos professores Célia Vaz, Paula Correia e Pedro Alves.  Entre as multiplicidades de objetivos deste projeto multinacional, trabalhado online com os nossos parceiros europeus, os nossos são os seguintes: 

# Promote active participation, free and meaningful to children and teenagers;

# The right to a healthy environment.

São, de certo modo, objetivos que já vamos cumprindo por cá, têm que ver com a nossa essência e maneira de estar, e vão de encontro ao espírito do Programa Erasmus KA2+:

Work together, to develop, share and transfer best practices and innovative approaches in the fields of education, training and youth”.

Partilhe esta página

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on print
Print