Dia mundial da água 2021

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

22 DE MARÇO

O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.”                             (Artigo 4 da “Declaração Universal dos Direitos da Água”)

O Dia Mundial da Água  é celebrado no dia 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de Fevereiro de 1993.

O objetivo era alertar a população mundial sobre a preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água.

A necessidade de conscientizar a população sobre o cuidado e preservação da água, que desde muito tempo vem sendo explorado indiscriminadamente pelo homem.

O tema de 2021 é «Valorizar a água». Assim, pretende-se alertar para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água.

Hoje, realiza-se a campanha a H2Off – Hora de fechar a torneira. A campanha pretende mobilizar as pessoas a não abrirem as torneiras das 22 às 23 horas, de forma a tomarem consciência da importância deste bem.

Todos os dias consumimos muitos litros de água, mas alguns deles   consumimos  sem nos apercebermos. Quantos litros de água são necessários para produzir um par de calças de ganga? Para produzir uma blusa ou um telemóvel? Quantos litros de água é que desperdiçamos quando compramos fruta, legumes, roupa que nunca consumimos ou usamos ?

A pegada hídrica pode ser definida como um indicador do volume de água doce gasto na produção de bens e serviços. Esse conceito, que foi criado em 2002, permite analisar o gasto direto e indireto de água ao longo da cadeia produtiva, ou seja, desde a matéria-prima até o produto completamente finalizado.

A pegada hídrica classifica-se em três tipos principais: verde, azul e cinza.

A pegada hídrica verde diz respeito à água da chuva que evapora ou é adicionada ao produto durante o processo de produção.

A pegada hídrica azul, está relacionada com as águas superficiais ou subterrâneas que evaporam ou são agregadas ao produto ou ainda aquelas que são devolvidas ao mar ou jogadas em uma outra bacia.

A pegada hídrica cinza diz respeito ao volume de água necessário para diluir a poluição gerada durante o processo produtivo.

Qual a minha pegada hídrica? Qualquer um de nós pode calcular através de:

Um artigo do Clube Europeu AELixa

Partilhe esta página

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on print
Print