Vencemos um novo Erasmus: UMBRELLA

O acrónimo UMBRELLA que apelida este projeto vencedor significa, em inglês, Uncovering Meteo Basic Research to Lifelong Learning Activities. Por outras palavras, a meteorologia não tem de ser uma coisa complicada e chata, que só serve para perceber se podemos ir à praia, ou se pai nos vai ter de levar à escola amanhã de manhã, porque se prevê um bruto “toró” logo pela manhã! A meteorologia é bem mais do que isso; é o prazer de podermos fazer uma figuraça e dizer assim à catraia: “- Este vento de oeste está a puxar por chuva, por isso, querida, amanhã trago eu o guarda-chuva”. Há coisa mais romântica do que esta? Naaaaaaa! Aprende!

Mais Informações neste link

A este projeto, para o qual nos candidatamos em conjunto com a Croácia (High school “Fran Galovic”), Espanha (Instituto de Ensino Secundario Pedregal de Irimia) / (IES Profesor Juan Pulido Castro), Roménia (Dimitrie Cantemir Military National College), Lituânia (Nidos Vidurine Mokykla) e Portugal (AEL), participam seis escolas sob o tema agregador da meteorologia, que embora muito falado, é inovador neste tipo de projetos que versam muito mais os temas humanísticos e culturais.

Aliás, a classificação de 95 pontos (em 100), ou seja, o o primeiro lugar, atribuída ao projeto pela agência croata que tutela estes projetos, prova a qualidade e pertinência do mesmo, numa atualidade de acontecimentos que implicam, nem sempre pelos melhores motivos, a temática climática num duplo sentido: as alterações climáticas e os problemas ambientais implícitos; a sensibilização da população em geral, e dos alunos em particular, para a interpretação de dados climatológicos e comparativos, recorrendo a instrumentação específica, como são o caso das estações meteorológicas.

Conhecemos os nossos parceiros à distância, através das redes sociais e plataformas de contacto que nos permitiram dialogar durante meses para, e maravilha, elaborar um projeto em inglês. Sim, a língua fundamental dos nossos tempos foi e é a base da nossa comunicação com estes nossos parceiros estrangeiros; por acaso alguém sabe falar croata ou lituano?Pois… Assim, uma das premissas na seleção de alunos do 11º ano que vamos iniciar já em setembro (e nos vão acompanhar em 5 deslocações) são o domínio do inglês, a criatividade e a sensibilidade pelas questões do clima, independentemente do curso que frequentado. Fica atento.

Por último, vamos descobrir um pouco o véu sobre onosso programa, aquele que pretendemos aplicar quando os nossos parceiros nos visitarem (em março de 2021): vamos, até lá, estabelecer uma rede de estações meteorológicas pelas escolas primárias do agrupamento, numa parceria com a CMF (e desta vez temos dinheiro para o executar), cuja análise de dados e ensinamentos aos meninos da primária estará ao teu cargo; faremos visitas de estudo, verificaremos os impacto das alterações climáticas na floresta da região e nomeadamente na vinha; faremos visitas a radares meteorológicos, cruzeiros no Douro, visitas a quintas de produção vinícola, entre outras ideias. Treina o inglês, sensibiliza-te! Os professores Erasmus contam contigo!

Partilhe esta página

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on print
Print