
Laboratório de Educação Digital (LED)
O Laboratório de Educação Digital (LED), está enquadrado na Componente C20 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa a inovação educativa e pedagógica, o desenvolvimento de competências digitais, bem como a promoção da recuperação das aprendizagens, no âmbito do definido no Plano 21|23 Escola+, Eixo “Ensinar e Aprender”, domínio +Recursos Educativos, sobre a ação específica “Recuperar com o Digital”.
Objetivos
Pretende-se que os LED sejam espaços de suporte à aprendizagem, que proporcionem a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.
Com esses recursos e equipamentos, os alunos podem realizar atividades práticas, pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, automatizar processos, criar artefactos e soluções, entre outros, potenciando a sua experiência de aprendizagem e o desenvolvimento das suas competências.
Os Laboratórios de Educação Digital (LED) devem configurar um espaço educativo multifuncional, visto que é intencionalmente composto por equipamentos de três diferentes áreas: Área da Programação e Robótica, Área STEM e a Área Artes e Multimédia), mais a Área Comum; os quais se devem associar e complementar-se, para viabilizar a integração transversal das tecnologias no currículo
Tipos de LED do Agrupamento de Escolas da Lixa
Dada a especificidade do Agrupamento de Escolas da Lixa, dois LED foram instalados na Escola Secundária da Lixa (LED 1 e LED 2), nas salas C3.14 e C3.4 respetivamente.
| Área LED | Comum | Programação e robótica | STEM | Artes e Multimédia |
| LED 2 | X | X | X | |
| LED 3 | X | X | X |

Requisição
Os Laboratórios LED podem ser requisitados pelos professores, através da ficha de requisição disponível na área reservada no site da escola.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdbU6laPcEVqsmeSq_JN8V1TIEgp70phuff_ZWYRduMmJjXLg/viewform