Plano Anual de Atividades

2015/2016

 

O Plano Anual de Atividades do Agrupamento reveste-se de grande relevância para toda a Comunidade Educativa, pois constitui um instrumento do exercício de autonomia e nele se reflete a realidade da escola no seu dia-a-dia, bem como do contexto envolvente. Trata-se de um “documento de planeamento, que define, em função do projeto educativo, os objetivos, as formas de organização e programação das atividades e que procede à identificação dos recursos necessários à sua execução” (artigo 9º, do Decreto-Lei nº 137/2012, de 2 de julho). Por isso é importante o empenho e entusiasmo colocado na sua elaboração, para que se possa contribuir para a construção de uma escola de sucesso e qualidade, inclusiva para todos.

Este documento é construído através das propostas dos grupos disciplinares, dos departamentos curriculares e outras estruturas do Agrupamento, depois de um diagnóstico rigoroso das principais necessidades, procurando-se uma articulação o mais ampla possível para tornar mais eficaz e abrangente cada atividade a desenvolver, sempre com o objetivo de atingir as metas definidas no Projeto Educativo.

Optou-se por dividir as atividades propostas em quatro grupos de acordo com a sua calendarização:

  1. 1.º Período;
  2. 2.º Período;
  3. 3.º Período;
  4. A realizar ao longo do ano.

Além disso, foram acrescentados três anexos:

  1. Programação das atividades de arranque do ano letivo;
  2. Resumo do Plano de formação;
  3. Atividades que foram aprovadas posteriormente.

É desejável que este documento seja cada vez mais o resultado de reflexão e debate de ideias entre todos os seus atores. É imperioso que professores, alunos, pais, encarregados de educação e toda a Comunidade Educativa possam refletir e discutir a Escola nas suas diversas vertentes, em direção a um ensino de qualidade.