2020 - Exposição virtual

“Composição Visual Geométrica”

Neste trabalho os alunos do 7.º ano aplicaram os conhecimentos adquiridos nas construções geométricas, mais especificamente no desenho rigoroso de Circunferências tangentes (tangentes externas e internas), linhas concordantes, espirais, óvulo e oval e aplicaram-nos na criação de uma Composição Visual Geométrica.

Foi pedido para que fossem rigorosos nos desenhos das formas, mas também criativos na sua organização no espaço da folha de desenho, na variação das suas dimensões e na utilização de cores contrastantes.

Com referência para os seus trabalhos foram apresentadas obras de vários autores, como Sol Lewitt, Frank Stella, Robert Mangold, Robert Delaunay entre outros.

 

Ver galeria no Facebook - link

 


 

“Módulo/Padrão – em Friso e Azulejo”

Neste trabalho os alunos do 8.º ano aplicaram os conhecimentos adquiridos nas construções geométricas, mais especificamente no desenho rigoroso dos vários tipos de “Arcos na Arquitetura” e aplicaram-nos na criação de Frisos e Azulejos.

Foi pedido para que fossem rigorosos nos desenhos das formas, mas também criativos na sua organização no espaço da folha de desenho, na variação das suas dimensões e na utilização de cores contrastantes.

Com referência para os seus trabalhos foram apresentadas a evolução das formas desde o Estilo Clássico (Gregos e Romanos), passando pelo Árabe, Românico, Barroco, Arte Nova e Contemporânea.

 

Ver galeria no Facebook - link


 

CUBO DE RUBIK

Os alunos do 9.º ano representaram um cubo de Rubik de forma rigorosa, aplicando os conhecimentos sobre perspetivas axonométricas. Desenharam o cubo de Rubik em perspetiva isométrica, e coloriram com seis cores diferentes correspondentes ao número de faces. 

Posteriormente desenvolveram a representação do cubo através do método europeu - planificação através de seis vistas. (vista frente, vista de cima, vista de trás, vista lateral direita e vista lateral esquerda).

 

Ver galeria no Facebook - link


 

“Tríptico – com Texturas variadas”

Neste trabalho os alunos do 8.º ano aplicaram os conhecimentos adquiridos no conteúdo Positivo/Negativo – Figura/Fundo e com texturas variadas preencheram formas de folhas naturais (existentes no exterior da Escola Secundária da Lixa).

Foi pedido para que tivesse o formato de um “Retângulo d’Ouro”, que fosse divido em 3 partes iguais – Tríptico e, cada parte, decorado com cores neutras, frias e quentes.

Com referência para os seus trabalhos foram apresentadas obras de vários autores, como Kandinsky, Mondrian, Jackson Pollock, Emerenciano, Joana de Vasconcelos, …

 

Ver galeria no Facebook - link